Estamos longe de sermos especialistas em tartarugas! No entanto, o nosso dia-a-dia no mar nos permite conviver no ambiente onde diversas espécies de animais marinhos habitam, inclusive essas incríveis criaturas da foto que tanto nos chamam a atenção pela sua docilidade e simpatia.
Durante nossos passeios de barco somos testemunhas de várias dessas aparições. Seja ao partir do cais da Marina da Gloria onde várias espécies, como esta, ficam passeando tranquilamente, seja ao longo da costa onde observamos a passagem de tartarugas maiores e outros animais como golfinhos e até baleias.
Sobre o aparecimento de tartarugas, o INEA – Instituto Estadual do Ambiente afirmou, em entrevista ao portal G1, em abril passado, que isso pode ter acontecido por causa da diminuição da movimentação de embarcações e da operação de voos do Aeroporto Santos Dumont, gerando menos ruído.
Na mesma matéria, de acordo com o biólogo marinho Marcelo Szpilmann, diretor-presidente do Instituto de Conservação Marinha e presidente de honra do AquaRio, a Baía de Guanabara costuma ser um lar de tartarugas marinhas. Elas apenas ficaram mais visíveis por conta da mudança na água.
“Sempre que a água fica mais clara, seja na Baia ou nas águas das praias do Rio, a gente costuma ver animais que a gente não vê. Não que eles tenham surgido agora, mas eles sempre estão lá. Mas com a claridade da água você visualiza agora. As tartarugas sempre foram comuns na Baia de Guanabara. Ali é uma boa área de descanso e de alimentação. Para várias espécies”, afirmou o biólogo.
Nós, velejadores, temos uma relação muito especial com a natureza e a vida marinha. Nossas embarcações, os veleiros, são silenciosas pois sua propulsão principal é patrocinada pela interação entre velas e vento, fazendo com que os animais não se sintam ameaçados quando nos aproximamos.
As reações daqueles que participam dos nossos passeios de veleiro ao verem as tartarugas, golfinhos, peixes diversos, arraias e até baleias, são surpreendentes.
Venham viver essa experiência fantástica de interação com a natureza!